18 de julho de 2012

Adicionando Javascript nas views do Zend Framework



A inserção de código Javascript nas view do Zend Framework pode ser realizada através da utilização de dois helpers (classes) existentes: HeadScript Helper e InlineScriptHelper. Essas entidades podem ser utilizadas para adicionar diretamente o código javascript ou anexar um arquivo contendo o código javascript



HeadScript é utilizado quando se deseja referenciar o código javascript na marcação (tag) header da página. Para utilização(*) do HeadScript deve-se:

1) No Controller adicionar o endereço do arquivo no HeadScript da view.

  • Exemplo: <?php $this->view->headScript()->appendFile('/js/funcoes.js'); ?>


2) Na view imprimir o conteúdo do HeadScript:

  • Exemplo: <?php echo $this->headScript(); ?>



InlineScript é utilizado quando se deseja referenciar o código javascript na marcação (tag) body da página, ou seja, deseja-se anexar o javascript em uma determinada "posição" da página.  Para utilização(*) do InlineScript deve-se: 


1) No Controller adicionar o endereço do arquivo no InlineScript da view.

  • Exemplo: <?php $this->view->inlineScript()->appendFile('/js/funcoes.js'); ?>


2) Na view imprimir o conteúdo do InlineScript na posição desejada para o código javascript. Geralmente é recomendado imprimir o conteúdo no fim do código da view.

  • Exemplo: <?php echo $this->inlineScript(); ?>


(*) Apenas salientando que os exemplos englobam a inserção de uma referência a um arquivo .js na página. Para inserir diretamente um código javascript  verificar a função appendScript().

Um comentário: